Culinária

Culinária indiana


A culinária indiana se caracteriza pelo uso de muitas ervas e especiarias. Muitas vezes a comida indiana cotidiana tem entre 2 e 3 pratos principais com acompanhamentos variados como chutney (condimento agridoce, picante ou uma mistura dos dois) e picles, arroz e roti (pão).
Assim como no Brasil, a culinária indiana varia de acordo com a região, como podemos ver na imagem abaixo:
As especiarias mais utilizadas na culinária indiana são, basicamente, pimentas, semente de mostarda preta, cominho, cúrcuma, feno-grego, gengibre e alho. Os ingredientes são usados geralmente secos e em pó.
Na Índia, para ser considerado um bom cozinheiro, é necessário ser um malsachi, ou seja, um misturador de especiarias.


 Culinária brasileira


A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, e de outros povos, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café-com-leite, pão, frutas, bolos e doces, no café da manhã, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro, aos quais são somados, por vezes, o macarrão, a carne, a salada e a batata e, no jantar, sopas e também as várias comidas regionais.
As bebidas destiladas foram trazidas pelos portugueses ou, como a cachaça, fabricada na terra. O vinho é também muito consumido, por vezes somado à água e açúcar, na conhecida sangria. A cerveja por sua vez começou a ser consumida em fins do século XVIII e é hoje uma das bebidas alcoólicas mais comuns.
       O brigadeiro é doce brasileiro, criado na década de 1940 em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da república. Foram feitas festas para promover a candidatura, onde foram servidos os docinhos do Brigadeiro. Assim foi adaptado o nome BRIGADEIRO para o doce.






Pratos típicos

No Brasil, as comidas regionais são muito variadas de Estado para Estado, justamente por sua grande extensão e sua colonização, o que dá uma variedade enorme de ingredientes e sabores. Esta diversidade está diretamente ligada a origem da população que habita cada estado. Por exemplo, a culinária da região de Salvador e Recôncavo baiano é amplamente influenciada pelos sabores africanos, mas também pelos portugueses e indígenas.
Os hábitos alimentares variam de região para região de acordo com a história, tanto que é normal desconhecerem-se os quitutes de outras regiões. Assim, no litoral do Nordeste há grande influência africana na culinária, com destaque para o acarajé, vatapá e molho de pimenta; no Norte há uma maior influência indígena, no uso da mandioca e de peixes; no Sudeste há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu ligados aos bandeirantes, em Minas Gerais, e a pizza em São Paulo, influência dos imigrantes; e no Sul do país há forte influência da culinária italiana, em pratos como a polenta e também da culinária alemã. O churrasco é típico do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso.


Diferenças e semelhanças

A principal diferença entre a culinária brasileira e a indiana é que, pelo fato de a cultura indiana alguns animais serem sagrados, não é permitido o consumo deste tipo de comida. Os indianos são vegetarianos. Já no Brasil, a maioria da população é herbívora e grande consumidor de carne bovina, suína, entre outras.
No Brasil, também não são usados tantas variedades de especiarias e temperos quanto na Índia.
Porém as duas culinárias se assemelham quando o assunto é variedade. Cada qual com suas tradições e heranças, as duas culinárias são de uma variedade fantástica e divididas por regiões entre os estados.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil



Restaurantes Indianos no Brasil

Visitamos dois restaurantes indianos na região da Av. Paulista,   GOPALA MADHAVA Lacto Vegetariano e MADHU Culinária indiana. No restaurante GOPALA MADHAVA, não pudemos visitar o restaurante, mas tivemos a oportumidade de conhecer a loja de artigos indianos do restaurante.

Loja de artigos indianos Gopala Madhava

1 - Bebidas indianas. 2- Artesanato. 3- Algumas especiarias.


1- Tapete indiano retratando a deusa Shiva. 2- Especiarias. 3 - Decoração indiana.



Madhu Culinaria Indiana

Decoração do restaurante Madhu

                1- Amchoor  2- Cártamo 3- Curry                            

 1- Mostarda Branca 2- Coriandro  3- Mostarda Negra


Preparação de um prato.


 Alguns pratos disponíves no Madhu Culinária Indiana.